quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Ar seco pede cuidados redobrados com a saúde

Dicas para garantir o bem-estar e amenizar os desconfortos causados pela baixa umidade 


  Falta de chuva, temperaturas subindo, baixa umidade do ar. A combinação destes fatores se torna bastante incômoda e deixa o clima pesado, fica difícil respirar, os olhos ardem, a garganta fica irritada. O tempo seco, além de provocar desconforto, agrava problemas de saúde como rinite, asma, bronquite e aumenta os riscos de outras reações alérgicas na pele e nos olhos, como a conjuntivite.
  Para aliviar os sintomas, é preciso ter cuidados redobrados com a saúde. São cuidados simples, mas que ajudam a lidar melhor com o ar seco e podem evitar complicações, principalmente dos problemas respiratórios.
  A primeira delas é manter o corpo bem hidratado, bebendo bastante água, sucos naturais e água de coco. Também é importante não descuidar da limpeza da casa e evitar o acúmulo de poeira nos cômodos e na superfície dos móveis.
   Deixar o ambiente mais úmido e arejado ajuda a minimizar os efeitos do tempo seco e garante o bem-estar. Aquela dica vem lá do tempo da vovó, de colocar uma bacia cheia d’água seja no quarto, na sala ou até mesmo no ambiente de trabalho que é bastante válida e os especialistas garantem que o truque funciona mesmo. Vale ainda usar toalhas molhadas e os aparelhos umidificadores de ar.
  A pele também merece atenção especial neste período, por isso não se esqueça de aplicar um creme hidratante sempre que possível. Em caso de irritação, a dica é usar soro fisiológico para lavar olhos e narinas várias vezes durante o dia.

Nenhum comentário:

Seguidores